Em um quadro do talk-show "Jimmy Kimmel Live" exibido no último dia 16 no canal ABC, um grupo de crianças conversam de forma espontânea com o apresentador em uma sala de reunião sobre assuntos do noticiário. A pauta do dia, ancorada por Kimmel, era um painel em que se revela uma dívida de U$ 1,3 trilhão dos Estados Unidos com a China. Quando é perguntada a opinião das crianças sobre como quitar a dívida, Braxton, um garotinho loiro, opina, naturalmente: "Matem todos os chineses".
Eis que o 80-20 Initiative, grupo que prega pela internet a igualdade de oportunidades para descendentes de chineses no país, declarou repúdio à exibição da piada. Grupos de sino-americanos reclamaram país afora e uma petição com mais de 60 mil assinaturas chegou à Casa Branca, comparando a piada com a retórica anti-semita pregada na Alemanha Nazista. Para o site "E! News", S.B. Woo, do 80-20 Initiative, disse que o protesto do grupo começou imediatamente após se constatar que o programa não era ao vivo e que o comentário da criança poderia ter sido cortado pelos produtores.
Antes que a questão chegasse nas mãos de Barack Obama, em resposta divilgada no último sábado (25) diretamente ao 80-20 Initiative, o canal ABC optou por se desculpar publicamente pela situação controversa. Declarando que o objetivo do quadro não era de ofender a comunidade imigrante e tinha função apenas de entretenimento, em resposta, o quadro com a declaração de Braxton deverá ser cortado de todas as futuras reprises e exibições em demais plataformas do programa de Jimmy Kimmel.
Afinal, com filmes de majors como Sony e Disney (da qual a ABC faz parte) ganhando cortes especiais com atores locais para este mercado, séries escalando atores asiáticos em papéis importantes (como é o caso de Ming-Na Wen, no ar em papel central em "Agents of S.H.I.E.L.D." - também da ABC) e tantas outras investidas visando maior bilheteria e aprovação do governo chinês, se tem um erro que as gigantes do entretenimento neste momento não querem cometer de jeito nenhum é criar um incidente internacional com a China - já que o prejuízo pode ser maior do que se pode imaginar. Uma piada de uma criança não pode jogar todo esse investimento por terra.
Fica a lição: em tempos globalizados, não importa sua idade, é bom tomar cuidado com o que fala.
- Com a morte da atriz Marcia Wallace na última semana, a personagem Edna Krabappel deverá ser aposentada de "Os Simpsons". A professora de Bart aparece desde a primeira temporada e recentemente tinha se tornado esposa de Ned Flanders - personagem o qual sua primeira mulher fora morta pelos roteiristas, após a saída da sua dubladora original. Wallace recebeu um Emmy em 1992 por seu trabalho de dublagem na série animada.
Gostou da notícia? Deixe seu comentário abaixo!
Emoticon Emoticon